MEETING INTERNACINAL DE ATLETISMO DE BRAGA

 

Comunicado

 

 

É do conhecimento geral a importância que o Meeting de Atletismo de Braga obteve no panorama desportivo nacional e internacional. Logo desde o primeiro ano consegui-se organizar um dos melhores Meetings Nacionais, garantindo transmissões televisivas, participação de atletas de grande nome internacional e mesmo a obtenção de marcas que ficaram registadas entre as melhores mundiais. Foi clara a preferência que muitos atletas nos deram, pela organização e qualidade do Meeting. Ao longo destes 3 anos conseguimos ter atletas em todo o mundo que têm Braga como um Meeting de referência, em que alguns atletas apostam para a obtenção de recordes pessoais e obtenção de mínimos para campeonatos do mundo ou da europa. Temos tido entre nós atletas medalhados e classificados entre os melhores atletas do mundo de todos os tempos.

 

Desde o início que lutámos com a falta de apoios e com a desresponsabilização de entidades que teriam a obrigação de se associarem com empenho a este evento, dada a sua elevada qualidade e pela sua importância para a modalidade, para o país e para a cidade de Braga. Apesar de tudo, lutámos por vencer todas as adversidades e colocar este Meeting num lugar que provavelmente com os meios que tivemos disponíveis muitos classificariam de missão impossível.

 

Acima de tudo foi uma aposta ganha. Os resultados irão ficar para sempre nos ranking nacionais e internacionais, o nome de Braga vai ficar na história do Atletismo, como uma pista de grande qualidade para grandes eventos. Uma vez mais a Associação de Atletismo de Braga ficará conhecida pelo seu empenho, qualidade e rigor na organização de competições.

 

Contudo e apesar dos alertas que sempre fomos dando em relação às enormes dificuldades que sentiamos ano após ano, neste ano de 2002 não vamos poder realizar este evento devido à falta de recursos financeiros necessários para a sua realização. Uma decisão sempre difícil, amplamente ponderada e que apenas denota as dificuldades pelas quais temos passado ao longo destes 3 anos. Os nossos apelos de nada valeram. Nem junto de determinados atletas e treinadores, nem junto de entidades publicas ou privadas.

 

Estamos certos de que o Meeting de Braga ocupava um lugar de grande importância no atletismo nacional. Tem sido um dos raros momentos em Portugal em que os atletas podem procurar a obtenção de grandes resultados. Para isso, tudo fizemos, tanto em termos organizativos, como de prémios e mesmo procurando a presença de atletas de grande nível internacional.

 

A não realização deste meeting é contudo tomada na consciência de que mais do que fizemos ao longo destes três anos seria realmente impossível. Na realidade, tornámos possível organizar um grande momento competitivo no nosso país, mesmo não dispondo de grandes quantias financeiras que normalmente caraterizam outras organizações semelhantes.

 

Contudo, com este comunicado, pretendemos mais do que anunciar a não realização do Meeting de Atletismo de Braga esta época desportiva de 2002. Parece-nos crucial lançar um alerta de reflexão sobre este problema, que não será certamente um problema exclusivo de Braga. É urgente uma atitude reflectiva por parte de atletas e treinadores quando se recusam a participar nestes eventos por falta de prémios de presença; das próprias estruturas Associativas e Federativas que devem apostar de uma forma clara neste tipo de eventos como condição absolutamente necessária para a melhoria da qualidade do atletismo Português e por fim uma concentração comum de esforços de todos os agentes desportivos da modalidade (jornalistas, empresários, treinadores, entre outros) no sentido de fazerem realçar a modalidade em vez de se colocarem por vezes na atitude mais simples de darem realçe a problemas inúteis que acabam por nos prejudicar a todos nós.

 

Não podemos contudo deixar de dar um nosso sincero agradecimento à SEMIN, na pessoa do Sr. Rui Lage, pelo emprenho e por sempre acreditarem ser possível contrariar todas as adversidades e aos atletas que de uma forma tão voluntária e estimulante decidiram, sem hesitar, participar nas edições do nosso Meeting. Julgamos ter conseguido neste aspecto situações de compromisso com os atletas que só favoreceram a modalidade e particularmente os atletas presentes.

 

Esperamos contudo que a época de 2003 marque o reaparecimento deste Meeting e que este problema não se faça sentir noutros Meeting do Circuito Nacional de Meetings, para bem do atletismo Português que tanto necessita de provas altamente competitivas. O modelo competitivo dos campeonatos nacionais acabam frequentemente por não cumprir essa missão e a participação de atletas Portugueses em Meetings Internacionais apenas está acessível a um lote bastante reduzido de atletas.

 

Temos todos de incrementar contributos para que as organizações que realmente servem de uma forma ímpar a modalidade, sejam protegidas e apoiadas de modo a que a modalidade possa crescer e desenvolver-se de uma forma sólida e consistente.

 

 

Braga, 11 de Março de 2002